Alguns domingos à noite, novas teorias e considerações
.

(E vá lá, à quarta uns apontamentos....)


segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Shalimar o Palhaço!

A maneira como dizemos as coisas reflecte a nossa atitude perante elas e a vontade com que as fazemos. Por exemplo, se eu disser que o Primeiro Ministro merecia levar um estalo, dá uma certa ideia de pacata violência, reflectindo o meu desagrado com a sua governação. Agora se eu disser: "Ao Shocras era quem lhe pregache uma balente laushtíbia!", é de certa forma bastante mais expressivo.
Isto leva-me a pensar que se desvaloriza determinadas expressões, provavelmente as mais interessantes da Língua Portuguesa. Palavras como Laustíbia, Amolachar, Torresmo ou Shalimar o Palhaço.
Vamos por hoje analisar cada uma destas 4 palavras.
Laustíbia será portanto um estalo, uma chapada, uma bolacha, mas convenhamos que tem íntriseca uma atitude muito mais forte, convicta e enquanto um estalo qualquer menino dá, uma laustíbia não é bem assim. Para enfiar uma laustíbia é preciso saber e experiência, força e vontade!
O Torresmo, ao que parece come-se muito lá para o sul, na capital da gente fina, e terá várias definições, rojão com 3 semanas, banha de porco panada ou nha nha frita, sendo que muito provavelmente a melhor definição será: horrível, mas também nunca provei, nem me parece que o vá fazer. (É capital e comem isto?)
Amolachar deve ser amolgar, esmagar tipo bolacha.
Já shalimar o palhaço devia ser introduzido como nova expressão da língua portuguesa, não confundir com um palhaço de nome Shalimar.
Atrevo-me a dar aqui uma definição para a expressão "Shalimei o Palhaço!":
Cheguei ao pé do gajo, enfiei-lhe uma balente laustíbia de tal forma que o pus a andar à egípcio com a cabeça que nem um torresmo amolachado.
Atentem na riqueza desta definição, usando as palavras anteriores e referências históricas à representação hieróglificó-magnífica dos desenhos egípcios. Notem ainda o uso inédito da metáfora com torresmo amolachado, chegando a cheirar a hipérbole, porque para além de torresmo, ainda se exagera dizendo que é amolachado. Será uma expressão para ultrapassar em atitude e convicção a expressão: é preciso fazer alguma coisa em relação à atitude daquele palhaço, ou do Primeiro Ministro para voltar ao exemplo inicial, e só por isso.
Assim quando ouvir o Shócras na televisão, ou até quando alguém me chatear, viro-me para os meus "amigos" e digo, é preciso Shalimar o Palhaço!

(Agradecimentos ao pessoal da camioneta por terem partilhado comigo estes belos termos, nomeadamente, obrigado ao barco, à soja milk, ao horas em número 24, por aí..)

7 comentários:

Pedro Mendes disse...

Sem esquecer que tudo isto é resultado de um fim de semana de galgar o pessegueiro! Enfim... isto hoje tá pa bacas...

kayakuncho

Anônimo disse...

q grand palhaço.

desmarcado disse...

O verdadeiro fim de semana! Obrigado jovens!

Anônimo disse...

TORRESMOS PÁÁÁ! E MAI NADA!

FOI BONITO...

GOSTEI DE PICOAS.

Ainda assim... continuo a achar q um torresmo e uma especie de rojão mal amanhado com três semnas. Pah.... nós aqui não damos aquela merda nem ao gato.

Ó Fidinhas!!!! O que é um torresmo?

a xô prossora Inês

Anônimo disse...

Na capital comemos torresmos e são óptimos, devia experimentar.Mas não experimente aqueles gelatinosos, compactos de cortar à fatia (e que não dão para amolachar)e sim aqueles fritinhos, estaladiços,douradinhos..hum..acredite que iria gostar! Quando fala de Sul e de Capital, só me leva a crer que é um homem do norte (e também porque escreveu "balente" em vez de "valente"),por isso não percebo a sua desilusão quando diz "É capital e comem isto?", no Norte comem intestinos..
Entrei no seu blog a partir de uma pesquisa sobre o livro de Salman Rushdie (não, não foi pela pesquisa de "erudito")e a desilusão foi minha: pensava que ia dizer algo interessante sobre o livro.
Mas..boa continuação.

desmarcado disse...

É uma Balente verdade. Nós aqui comemos cócózinho enfarinhado, no entanto, eu pessoalmente não aprecio. Em relação ao balente, devo dizer que até se podem pregar valentes estaladas, mas para se enfiar uma Laustíbia, bem enfiada, não se usam "V's". Por fim tenho pena que o meu amigo erudito se tenha sentido desiludido, mas que lhe posso dizer? Vá Shalimar o Palhaço! Vai ver que se sente muito melhor!
Força e volte, comentários é o que precisamos!

Anônimo disse...

Não percebo este pessoal de Lisboa...nas noticias é so : "Lisboa isto, Lisboa aquilo..vai-se realizar em Lisboa isto e aquilo...e adivinhem onde vai ser o proximo concerto da banda dos mesmo-fixes-e-so-pa-pessoal-bue-da-fixe..isso mesmo, em Lisboa!" paaaa..sempre a querer virar a atençao pa eles...e depois, uma pessoa quando finalmente lhes da a atençao que eles desejam (ainda k num blogue qq a k ngm devia dar atençao..pelo menos nao com esta atitude de recriminaçao..ve-se mm k nao conhecem pessoalmente o totó k escreve isto ehehhehe ..muahh! ), pumba, saltam-nos em cima...ehhh paaaa..relaxem! desculpem se os vossos torresmos se sentiram ofendidos...olhem, as minhas tripinhas enfarinhadas n tao nada ofendidas..tao mas e contentes pk ha coisas com muito pior aspecto k elas ..os torresmos! E eu era bem capaz de os comer, porque, como se sabe, nao se vive de aspectos...eu ADORO TRIPAS =) e com muito orgulho...e tanto um como outro deviam experimentar ehehehhe..
kiss
mari vizi